O que é o exame de bioimpedância?

Trata-se de uma balança que permite passar uma corrente elétrica pelo corpo através de eletrodos que mensura o índice de gordura abaixo da pele e entre os órgãos, identificando a quantidade de gordura que  você deve perder e o percentual de massa magra que deve ganhar para chegar ao seu objetivo final além de verificar se há retenção de líquidos.

E como ele funciona?

Através de 8 eletrodos é emitida uma corrente elétrica que consegue diferenciar informações musculares, ósseas, de gordura e de água corporal.

Para que serve?

Para determinar os parâmetros da composição corporal a partir da medição precisa da bioimpedância elétrica dos vários órgãos e tecidos do corpo conforme sua condutividade elétrica, efetuando sequencialmente diversas medições em cada membro e tronco separadamente.

 

Parâmetros avaliados:

  • Peso, Massa de Músculo Esquelético, Massa de Gordura Corporal

  • Água Corporal Total, Massa Livre de Gordura

  • IMC, Percentual de Gordura Corporal, Relação Cintura-Quadril (RCQ)

  • Taxa de Metabolismo Basal (TMB), Controle de Gordura, Controle de Músculo.

  • Análise Segmentar de Gordura de Massa Magra (Braço Direito, Braço Esquerdo, Tronco, Perna Direita e Perna Esquerda)

  • Impedância de cada Segmento

 

Avaliação completa, não é mesmo? Mas isso não é tudo. O exame tem suas vantagens.

Quais são as vantagens?

Para começar, o exame de impedância é um ótimo aliado para quem está fazendo dieta. De fato, seguir uma alimentação totalmente correta não é uma tarefa muito fácil. É mais do que natural que as pessoas comecem na empolgação e, logo após algumas semanas, desistam de tudo por não verem os resultados esperados.

E esse é um erro grande, geralmente cometido por falta de informações. As pessoas acabam utilizando parâmetros equivocados para avaliar a evolução na dieta. Nas balanças convencionais, por exemplo, a característica principal é medir o peso absoluto do indivíduo, o que a torna inadequada para o fim de identificar se houve ou não progresso no seu objetivo.

 

É isso: o exame de bioimpedância faz análises mais específicas em nosso corpo, podendo medir corretamente os resultados do emagrecimento ou do seu ganho de massa. 

Há restrições para a realização desse teste?

O exame não apresenta nenhum risco à saúde das pessoas que o fazem.

Mas, para evitar qualquer tipo de reação ou complicação, não é recomendado esse teste nas seguintes condições:

  • Gestantes;

  • Portadores de marca-passo;

  • Portadores de pinos ou placas metálicas.

 

Evite fazer se você se encaixou em algum desses itens. Ou então procure seu médico para saber mais sobre os potenciais riscos.

Como se preparar?

O exame exige que sejam tomados alguns procedimentos para a sua realização de forma segura e sem prejuízos à saúde, sempre com o acompanhamento de um especialista.

Veja a seguir:

  • Não estar em período menstrual

  • Estar em jejum 3 horas antes do procedimento, inclusive jejum de água.

  • Não treinar antes do exame.