TESTES GENÉTICOS
Uma alimentação formulada a partir do perfil genético já é possível a partir dos conhecimentos gerados por recentes linhas de pesquisa da nutrição: a nutrigenética.
O desenvolvimento da nutrigenética tomou fôlego a partir de 2001 com a divulgação dos primeiros resultados do projeto Genoma, que mapeou o DNA humano. A nutrigenética tem o objetivo estudar a interação entre os alimentos e os genes humanos, investiga como os nutrientes influenciam o funcionamento dos genes, ou como esses mesmos genes podem afetar a forma pela qual o corpo aproveita o alimento.
Elaborar cardápios individuais que respeitem as particularidades genéticas de cada um proporciona ótimos resultados. Além disso, já é possível escolher quais esportes são mais compatíveis com seu perfil genético, tornando o seu treinamento mais eficaz, potencializando o seu desempenho e auxiliando no alcance da sua forma física ideal.
Portanto, hoje é possível através do exame do DNA verificar quais as predisposições genéticas individuais para elaborar uma alimentação para prevenir o aparecimento de doenças e/ou orientar a atividade física adequados para você.
Na Cliníca Maison Blanc temos disponíveis 2 testes genéticos: SlimDNA e o SportDNA, entenda:
SlimDNA é um teste genético que analisa um conjunto de 18 genes relacionados a importantes vias metabólicas envolvendo a nutrição celular, e intolerâncias alimentares ao glúten, a lactose, ao sódio.
Esse é um teste muito importante para a definição de seu “perfil alimentar”. Pode-se identificar qual o melhor tipo de alimentação, nutrientes, exercícios e hábitos alimentares para o seu perfil genético, bem como a sua predisposição em desenvolver doenças específicas.
SportDNA
- Avalia qual tipo de atividade física (aeróbicas ou anaeróbica) e qual seria a frequência cardíaca máxima para favorecer a queima de gordura.
- Avalia qual a intensidade exercício físico é ideal para você alcançar os parâmetros desejados.
- Qual a melhor modalidade esportiva? Aqui o teste revela quais os tipos de fibras musculares você tem e o qual tipo de treinamento é ideal: exercícios de força, resistência ou potência.
- Capacidade Antioxidante - Sabe-se que a atividade física intensa provoca o aumento na produção de radicais livres que podem causar lesões musculares e celulares, prejudicando o desempenho da prática esportiva.
E aí você tem interesse em conhecer seu perfil genético para esses objetivos?
A coleta do teste é simples e realizada no consultório mesmo. Para maiores esclarecimentos agende com nossa nutricionista.