Nutrição
A especialidade
Nutrição celular = Nutrição Funcional
Por Mariana Andrade, nutricionista.
Nosso organismo é formado por trilhões de células, algumas são substituídas diariamente, consequentemente a matéria prima que oferecemos para essa renovação celular irá determinar o nosso resultado.
Através da Nutrição Funcional, é possível identificar sintomas e características de cada pessoa e relacioná-los a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes.
A falta de nutrientes essenciais promove o desenvolvimento de problemas crônicos que se não forem tratados, resultarão não só em obesidade como também distúrbios no equilíbrio físico, mental e emocional.
A simples ingestão do alimento não garante que seus nutrientes estarão biodisponíveis. Para que isso ocorra é fundamental que, além da quantidade e qualidade ideal da "matéria prima" , existam também condições químicas e fisiológicas adequadas para o alimento ser quebrado, para os nutrientes serem absorvidos, transportados e utilizados pela célula. Sem esquecer que é necessário a excreção dos
resultantes deste processo. Se uma dessas etapas não ocorrerem corretamente o organismo terá carências nutricionais e as suas
funções ficarão comprometidas.
O nutricionista consegue identificar quais são os alimentos que funcionam para cada paciente e os que podem provocar desequilíbrios orgânicos e doenças naquele organismo, permitindo o planejamento nutricional individualizado, melhorando o funcionamento, aumentando o bem-estar geral e prevenindo assim o aparecimento de doenças.
Durante a consulta nutricional é realizado um rastreamento metabólico seguido da avaliação em bioimpedância, onde identificam-se o percentual de gordura, massa magra e hidratação, permitindo o cálculo da faixa de peso ideal de acordo com o sexo e a idade da pessoa. Com essas informações, o plano alimentar é pensado de acordo com os objetivos e gostos de cada um, tornando o processo de emagrecimento ou de qualidade de vida fácil e prazeroso.